segunda-feira, 7 de março de 2011

A ARTE DA SEDUÇÃO


" Um homem pode encontrar uma mulher e ficar chocado com sua feiúra. Em breve, se ela for simples e natural, sua expressão o fará perdoar o erro de seus traços. Ele começa a acha-la encantadora, e pensar que ela poderia ser amada, uma semana se passa e ele está cheio de esperanças. Mais uma semana, ele cai em desespero, mais outra semana e ele enlouqueceu. "

-Stendhal, sobre o amor.


Um dia, passeando vagamente com uma amiga pelas vielas do Largo da Carioca no centro RJ, em uma pequena banca observei um livro com a capa um tanto quanto cativante, e ao me deparar com o nome do autor, várias lembranças de minha juventude me vieram a tona, e uma das principais foi quando um conhecido me indicou o livro "As 48 Leis do Poder", li algumas partes, na verdade somente quando achava que precisaria aplicar aquilo à alguma situação da vida, mas o estilo litérario foi o que mais me impressionou e então procurei outros livro de Robert Greene. Escritor polêmico e conhecido como o autor de estratégia, sedução e poder me fez ficar ainda mais curiosa sobre suas obras.
Fiquei tão apaixonada e ao mesmo tempo em um estado de choque ao saber que um livro tão interessante estaria perto de mim todos os dias. Então o comprei dois dias depois.O livro contém grandes histórias além de estratégias de poder e manipulação usando a sedução, porém o mais interessante é que lendo-o é fácil identificar pessoas ao nosso redor e quais serão (ou são) suas estratégias de sedução.
Um dos homens mais cortejados e libertinos que já escutei falar me despertou muita curiosidade: Giacomo Casanova, talvez já tenha escutado ou lido algo sobre este grande sedutor e trapaceiro; estou procurando obras sobre ele e uma das quais mais me interessei foram os 28 fascículos sobre suas memórias escritos pelo próprio.
Casanova, uma lenda da libertinagem e sedução se mantém em espírito entre nós a todo momento e o ar que respiramos e o sorriso que observamos são traços de que ele ainda se põe a nos conquistar.